• arteodont2022

Siso - o grande vilāo?

Um dente do siso é um dente que cresce atrás da arcada dentária existente. Eles formam o último conjunto de molares. O nome popular "siso" ou "dente do juízo" é dado devido ao fato de que eles irrompem na boca no final da adolescência ou perto dos vinte anos, quando o jovem atinge mais maturidade.

Existem problemas relacionados aos sisos. Em alguns casos, esses dentes podem ser uma vantagem valiosa para a boca quando saudáveis e adequadamente alinhados,

mas na maioria das vezes, eles estão mal posicionados e precisam ser removidos. A posição e o ângulo desfavorável para a sua erupção podem causar danos aos dentes adjacentes, ao osso circundante e aos nervos localizados próximos a ele. Os dentes do siso também podem estar impactados. Isso ocorre quando o dente não consegue crescer ou irrompe parcialmente na boca devido ao seu tamanho e à falta de espaço adequado para sua acomodação. A erupção parcial dos sisos permite uma abertura para a entrada de bactérias ao seu redor, o que pode causar uma infecção que resultará em dor, inchaço e dificuldade de abertura e fechamento da boca. Um dente do siso parcialmente irrompido também é mais propenso ao aparecimento de cáries e ao desenvolvimento de doenças na gengiva devido à sua localização de difícil acesso com a escova e o fio dental, resultando em uma saúde bucal precária. Recomenda-se que um dente do siso seja extraído antes mesmo de desenvolver qualquer tipo de problema. Dessa forma, é possível evitar extrações dolorosas e complicadas. A remoção pode ser mais fácil em pacientes jovens, durante o estágio inicial de formação das raízes desses dentes.

Se você gostou de saber mais sobre esse assunto, conheça outras especialidades e tratamentos dentários da Clínica ArteOdont & Saúde, o consultório número um em Brasília e no Brasil em expertise, serviços, infraestrutura e gestão odontológica!

1 visualização0 comentário