top of page
  • arteodont2022

Odontologia Preventiva

A Odontologia preventiva tem como objetivo conscientizar e promover a prevenção da saúde bucal. Cuidados com os dentes e com o sistema mastigatório devem ser priorizados. Um dos primeiros passos para iniciar esses cuidados é ir regularmente às consultas com o dentista. É ainda mais importante começar isso desde cedo, assim as crianças podem se acostumar com os hábitos diários necessários e evitar problemas odontológicos.

Isso porque doenças dentárias e a falta de tratamento podem levar a problemas graves de saúde, como infecções, danos aos ossos ou aos nervos e, eventualmente, à perda dos dentes. Além disso, dentes que não fecham adequadamente podem dificultar a mastigação e a alimentação, causando dificuldade na digestão e mau hálito. A má posição da arcada superior e inferior, e o mal engrenamento entre elas, podem levar a uma disfunção da articulação temporo-mandibular, geralmente associada a sintomas como dores de cabeça, sons de estalo durante a abertura e fechamento da boca e dificuldade na mastigação.

A saúde bucal é tão importante quanto a saúde do resto do corpo. Doenças da gengiva e inflamações periodontais podem influenciar em uma variedade de condições sistêmicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, parto prematuro em gestantes, entre outros. Essas alterações decorrentes da ausência de informação e de cuidados não só afetam a saúde bucal, mas também estão associadas a outras doenças que afetam a saúde do indivíduo como um todo.

Por isso, cuidar dos dentes e da boca diminui o risco de problemas graves ao longo dos anos. A boa notícia é que quase todas as doenças orais que afetam crianças e adultos podem ser prevenidas com as técnicas da odontologia preventiva.

Para prevenir problemas bucais, é importante utilizar fio dental pelo menos uma vez por dia e escovar os dentes após as refeições, mantendo-os saudáveis e diminuindo a incidência de cárie, retração gengival e outros desconfortos. Além desses cuidados diários, a avaliação clínica pelo cirurgião-dentista é importante para manter a boca saudável.

Por meio de visitas periódicas, o dentista pode acompanhar o crescimento e direcionar o desenvolvimento dos dentes e bases ósseas, prevenir e diminuir a incidência de cáries em adolescentes, o início de doenças da gengiva e a perda de dentes ou tecidos de suporte (osso).


Dessa forma, tanto o paciente quanto o dentista ficam atentos a quaisquer problemas que possam surgir. Ao adotar hábitos saudáveis e escolhas inteligentes, torna-se fácil manter a boca e todo o corpo sempre saudável. Se desejar conhecer mais sobre a odontologia preventiva, você pode conferir as demais especialidades da Clínica ArteOdont & Saúde e agendar a sua visita!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page