top of page
  • arteodont2022

O que é osteíte condensante?


A osteíte condensante é uma condição em que a densidade óssea aumenta na base da raiz de um dente, em vez de diminuir.


Geralmente, é causada por uma infecção e inflamação crônica na polpa dentária.


Embora a maioria das pessoas diagnosticadas não sinta dor ou apresente sintomas, é importante que elas consultem um dentista regularmente para um diagnóstico precoce.


A osteíte condensante geralmente afeta os molares inferiores e é diagnosticada por meio de radiografias de rotina. O crescimento ósseo tem um aspecto opaco sob a raiz do dente na radiografia, enquanto a destruição óssea tem um aspecto transparente e é acompanhada de dor e desconforto. O uso do aparelho de raios X para diagnóstico permite que o dentista avalie a área óssea adequadamente sem a necessidade de uma biópsia.


Uma vez diagnosticada, existem várias opções de tratamento para a osteíte condensante, incluindo monitorar o aumento da densidade óssea, tratar o dente afetado com endodontia, uma restauração diferente ou extração, ser submetido a um procedimento de canal radicular para tratar o dente infectado e consultar um endodontista especialista para realizar o procedimento.


Por fim, é importante que as pessoas escovem os dentes, usem fio dental e façam avaliações odontológicas com radiografia regularmente para ajudar a diagnosticar e tratar qualquer problema dentário potencial, como a osteíte condensante.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page