Você sabia que o bruxismo faz parte da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-R), criada pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em inglês)?
E que esse problema só perde para o solilóquio (falar dormindo) e o ronco em número de pessoas atingidas?
E quais podem ser seus sinais e sintomas?
O fato é: não se surpreenda se o bruxismo começar a fazer ou já fizer parte da sua vida.
O que é bruxismo? O bruxismo é um ranger ou forte apertar dos dentes. Se você acorda com os músculos da mandíbula doloridos ou sentindo dor de cabeça, pode estar sofrendo disso.
O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastadas. Eventualmente, o bruxismo pode levar à destruição do osso circundante e do tecido da gengiva.
O bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).
Como saber se tenho bruxismo? Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Elas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isso, até que alguém comenta que percebe o som de ranger de dentes enquanto estão dormindo.
Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte está rachado.
Outros sinais potenciais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.
Nesses casos, o dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.
Como o bruxismo é tratado? O tratamento apropriado dependerá do que está causando o problema. Fazendo perguntas certas e examinando detalhadamente seus dentes, o dentista pode ajudá-lo a determinar a fonte potencial de seu bruxismo.
Com base nos danos em seus dentes e no melhor conhecimento sobre as possíveis causas do bruxismo, você pode ter que:
Usar um dispositivo quando dormir: feito sob medida e ajustado aos seus dentes, ele se encaixa sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira de lidar com o bruxismo, não é uma cura.
Encontrar meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das principais causas do bruxismo. Por isso, você pode escolher muitas coisas e hábitos para diminuir a tensão, como ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Terapia também pode ajudá-lo a entender melhor quais hábitos podem ajudá-lo a controlar situações estressantes. Adicionalmente, aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face pode ajudar
Comments