Odontologia Preventiva
A odontologia preventiva busca previnir as doenças bucais para evitar problemas sistêmicos.
Quase todas as doenças orais podem ser prevenidas com técnicas simples de odontologia preventiva, como o uso diário de fio dental e escovação dos dentes após as refeições. O acompanhamento regular ao dentista é fundamental para a manutenção da saúde bucal e prevenção de problemas como cáries, doenças da gengiva e perda de dentes ou tecidos de suporte.
Cada paciente tem suas particularidades e pode ser indicado para diferentes situações. Por isso, é importante conversar com um dentista para descobrir qual tratamento é o mais adequado para o seu caso.
-
Aplicação de Flúor: O flúor ajuda a reduzir o metabolismo bacteriano, impede a perda de minerais do esmalte dentário e estimula a remineralização de áreas enfraquecidas e afetadas pela cárie.
A aplicação tópica de flúor (ATF): É um procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam médio e alto risco de cárie. É possível aplicar flúor na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, ou sob os dentes na forma de verniz.
A aplicação deve ser realizada considerando fatores como idade do paciente, dieta alimentar e higiene bucal.
O flúor é seguro, mas o excesso pode causar fluorose, comprometendo o desenvolvimento dos dentes.
Pacientes adultos também podem se beneficiar da aplicação tópica de flúor. Não há necessidade de suplementos de flúor, a menos que prescritos pelo dentista.